noscript

Blog

A 1ª Norma Brasileira de Acessibilidade Digital: Acessibilidade em Aplicativos de Dispositivos Móveis

Lançamento da norma ABNT de Acessibilidade. Pessoa acessa smartphone sentado em uma almofada.
0 Acessibilidade, Site Acessível, WCAG, eMag, ABNT, Aplicativos Móveis
Em dezembro de 2022 foi lançada a 1ª Norma Brasileira de Acessibilidade Digital: A ABNT NBR 17060: Acessibilidade em aplicativos de dispositivos móveis - Requisitos. Este foi um grande avanço para o cenário da acessibilidade digital no Brasil.
A norma foi elaborada no Comitê Brasileiro de Acessibilidade (ABNT/CB-040), pela Comissão de Acessibilidade para a inclusão digital (CE-040:000.004), da qual participo como membro, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o Foro Nacional de Normalização.

Esta Norma estabelece os requisitos de acessibilidade para a criação e o desenvolvimento de aplicativos de dispositivos móveis baseados no desempenho funcional que as TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) devem ter para permitir que as pessoas consigam utilizá-las independentemente de fatores e atributos físicos, cognitivos ou sensoriais. Isso significa que as pessoas com limitações para enxergar, ouvir, falar, mover ou compreender podem usufruir de uma experiência de uso e navegação com segurança e autonomia. Os tipos de desempenho funcional em que a norma se baseia são:
  • Utilização sem visão
  • Utilização com visão limitada
  • Utilização sem percepção da cor
  • Utilização sem a audição
  • Utilização com audição limitada
  • Utilização sem a fala
  • Utilização com manipulação ou força limitadas
  • Utilização com alcance limitado
  • Utilização por pessoas com epilepsia fotossensível
  • Utilização com cognição limitada

Seguir os requisitos e recomendações da norma irá contribuir para que as pessoas com deficiência consigam acessar e utilizar com menos barreiras de acesso as páginas web e aplicativos em dispositivos móveis como, por exemplo, smartphones e tablets.

A ABNT NBR 17060 foi baseada em diretrizes nacionais e internacionais de acessibilidade para as TIC, incluindo as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG), do W3C e inclui 54 requisitos e recomendações divididos em:
  • Percepção e compreensão
  • Controle e interação
  • Mídia
  • Codificação


e criados com linguagem bastante amigável e exemplos, o que facilita sua compreensão e aplicação prática.

Além disso, a norma é a primeira voltada para aplicações em dispositivos móveis, incluindo requisitos e recomendações específicos para estes ambientes virtuais como o requisito que recomenda orientar sobre as funcionalidades da interface durante o primeiro uso, como por exemplo, ao disponibilizar um assistente de execução (wizard).

Portanto, essa norma contribui para a melhoria da qualidade da acessibilidade digital no Brasil e serve como um apoio às equipes de desenvolvimento, criação e gestão de aplicativos desenvolvidos com tecnologia nativa, híbrida ou web para acesso por dispositivos móveis.

Acesse a norma ABNT NBR 17060 através deste link.


Comentários

Seja o primeiro a deixar um comentário ;)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com ( Obrigatório Obrigatório ) são obrigatórios.

Olá, seja bem-vindo!

Qual é a web que queremos?

Em nosso blog, você terá acesso a informações sobre acessibilidade, inovação e tecnologia. Vamos aprender sobre como podemos, juntos, ajudar a criar um mundo melhor para as pessoas com a web? Vem com a gente!

Pontos de luz lilás formam ondas que se tocam criando uma nova forma

Receba novidades do Acesso para Todos