noscript

Blog

Lançamento da Norma ABNT NBR 17225

Cláudia Nascimento fala ao microfone em painel de encerramento. Ao fundo tela de Lançamento da norma
0 Acessibilidade, Check-List, Site Acessível, Lançamento!, LBI - Lei Brasileira de Inclusão, WCAG, W3C, ABNT

Dia 11 de março é um dia que entrou para a história da Acessibilidade Digital no Brasil.]

Neste dia, na sede do Google em São Paulo, foi publicada a norma técnica ABNT NBR 17225 - Acessibilidade em conteúdo e aplicações Web que tem o poder de transformar o cenário da acessibilidade no Brasil.

O evento reuniu especialistas e representantes de diversas entidades incluindo os palestrantes representantes do governo estadual, federal, municipal, Ministério Público e gestores de empresas do segundo e terceiro setor envolvidos na elaboração e aprovação da norma.

Capa da versão impressa da norma mostra símbolo universal de acessibilidade.

A cofundadora da Acesso para Todos, Cláudia Martin Nascimento faz parte do Comitê Brasileiro de Acessibilidade (ABNT/CB-040), responsável pela criação da norma, um processo que durou 2 anos com reuniões semanais e muita dedicação de uma incrível equipe de especialistas.

Segundo Cláudia, que participou do painel de encerramento do evento, essa norma pode minimizar alguns dos principais desafios que impedem a implementação de acessibilidade nos projetos digitais, como a falta de prioridade por parte das empresas e a falta de conhecimento por parte dos desenvolvedores:

“porque os requisitos e recomendações estão escritos de uma forma mais fácil, amigável e em português, separados por blocos temáticos, o que facilita para o desenvolvedor no dia-a-dia. A própria norma é uma ferramenta poderosa no processo de implementar a acessibilidade.”

Cláudia fala ao microfone em destaque no painel, ao lado de Simone Freire.

Cláudia completa:

“Além disso, a norma traz um recurso adicional, um Check-List riquíssimo que facilita a avaliação e a conformidade dos projetos com a norma e com as WCAG 2.2 antes, durante e após a implementação, como um meio de diagnóstico ou como um roteiro com requisitos a serem implementados. Esse Check-List é também uma ferramenta de auditoria e testes, que pode ser usada em conjunto com outras ferramentas e por toda a equipe, seja por desenvolvedores, designers ou até mesmo pessoas com deficiência, lembrando que a participação destas nunca pode faltar durante o ciclo de vida de um projeto web.”


A iniciativa contou com a coordenação técnica do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). O comitê contou também com a impecável coordenação de Reinaldo Ferraz e apoio incondicional de Cristiano Curcio.

De acordo com Reinaldo Ferraz, com essa norma "colocamos o Brasil na vanguarda da acessibilidade digital. Essa norma permite estar em conformidade com as 'boas práticas e diretrizes internacionalmente adotadas' como descrito na LBI.", a Lei Brasileira de Inclusão.

Essa nova norma brasileira facilita a compreensão e aplicação prática das recomendações de acessibilidade em websites presentes nas Diretrizes de Acessibilidade WCAG 2.2, em sua versão mais atual. Ao estar em conformidade com a norma, seu website e conteúdo digital estarão em conformidade com o padrão internacional. Mais do que isso, estarão em conformidade com as WCAG 2.2, um padrão do W3C que, por ser tão recente, ainda não é contemplado em legislações e normas internacionais.

Essa norma é uma vitória, é o Brasil saindo na frente, com uma norma criada por especialistas locais.

Destaque do painel de lançamento com foto de mulher navegando em computador e dados da norma

Parte da importância desta norma está no fato de que ela terá impacto direto na tão esperada regulamentação do artigo nº63 da LBI – Lei Brasileira de Inclusão da pessoa com deficiência, além de ter o poder de mudar o rumo de políticas públicas e estratégias corporativas.

“A ABNT NBR 17225 traz 146 diretrizes organizadas em requisitos técnicos e recomendações para áreas como interação por teclado, uso de imagens, formulários e cores. Além de orientar desenvolvedores, a norma abrange boas práticas em design, gerenciamento de projetos e produção de conteúdo, ampliando seu impacto para diferentes áreas da criação digital.” (ABNT)

Agora seguimos para os próximos passos, ainda temos muito o que fazer para que a norma seja utilizada e aplicada nos projetos web.

A norma pode ser baixada gratuitamente neste link.

Assista a seguir o lançamento do evento:


#AcessibilidadeDigital #ABNT #W3C #CEWEB #NormasAcessibilidade


Comentários

Seja o primeiro a deixar um comentário ;)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com ( Obrigatório Obrigatório ) são obrigatórios.

Olá, seja bem-vindo!

Qual é a web que queremos?

Em nosso blog, você terá acesso a informações sobre acessibilidade, inovação e tecnologia. Vamos aprender sobre como podemos, juntos, ajudar a criar um mundo melhor para as pessoas com a web? Vem com a gente!

Pontos de luz lilás formam ondas que se tocam criando uma nova forma

Receba novidades do Acesso para Todos