Blog
Diretrizes de Acessibilidade para Web Agora Como Padrão Internacional
Por: Comunicação Acesso para Todos
Postado em: 21 de Outubro de 2025
Compartilhar:
3 Acessibilidade, WCAG
No dia 21 de outubro de 2025, o W3C anunciou que o padrão Web Content Accessibility Guidelines 2.2 (WCAG 2.2) foi oficialmente aprovado como norma internacional pela International Organization for Standardization (ISO) e pela International Electrotechnical Commission – através do comitê conjunto ISO/IEC JTC 1.
O padrão WCAG 2.2 agora consta como ISO/IEC 40500:2025.
Por que isso é importante?
As WCAG 2.2 visam tornar o conteúdo web mais acessível para pessoas com deficiências — auditivas, cognitivas, neurológicas, físicas, de fala ou visuais — e também para usuários mais velhos, cujas capacidades podem mudar com a idade.
A adoção como norma ISO facilita que diversos países incorporem formalmente essas diretrizes em legislações, políticas públicas e regulamentos nacionais.
O W3C reforça que colaborou globalmente para criar um padrão que possa ser aplicado em diferentes contextos nacionais e setoriais.
Isso é ainda mais relevante para o Brasil neste momento, já que este ano publicou a norma ABNT NBR 17225 baseada no mesmo padrão e conquistou uma tradução autorizada desse documento.
Contexto e próximos passos
O WCAG 2 foi publicado originalmente em 2008 e desde então tem sido adotado e referenciado por muitos governos e organizações.
A versão WCAG 2.2 tem origem na edição de outubro de 2023 e agora, com a sua publicação como ISO/IEC 40500:2025, o W3C está trabalhando para que essa norma e outras correlatas — como a norma europeia EN 301 549 e a European Accessibility Act (EAA) — sejam atualizadas para refletir essa versão.
O que significa para organizações e desenvolvedores
- Para quem atua com web, tecnologia e comunicação digital, vale verificar e, se necessário, adequar os conteúdos, interfaces e sistemas à WCAG 2.2, pois agora têm respaldo ainda mais forte como norma internacional.
- Políticas de acessibilidade corporativas ou governamentais provavelmente ganharão suporte reforçado ou exigência formal com essa aprovação.
- É uma excelente oportunidade para garantir que os ambientes digitais sejam mais inclusivos, alinhados com boas práticas internacionais e preparados para futuras exigências legais.
Saiba mais em: https://www.w3.org/press-releases/2025/wcag22-iso-pas/
Comentários
Seja o primeiro a deixar um comentário ;)Deixe seu comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com (
) são obrigatórios.
